"Podem estar optimistas quanto ao futuro"
Entrevista de Marco Ferreira, técnico dos juniores do Sp.Pombal ao Jornal OECO
Terminou a primeira volta do Campeonato Nacional da 2ªdivisão de Juniores e o Sp.Pombal comandado por Marco Ferreira, ocupa o 5ºlugar com 19 pontos e encontra-se a três da vice-liderança. A O'ECO, o treinador Marco Ferreira fez uma análise do campeonato e falou ainda sobre a formação no clube pombalense, entre outros assuntos abordados durante a entrevista
Qual o balanço que faz da 1ª volta?
Olhando para a classificação, penso que, estamos a fazer um campeonato bastante positivo, dentro das metas que tínhamos traçado para esta época, Sabíamos das dificuldades que íamos encontrar até pela juventude/inexperiência da equipa.Tivemos fases distintas ao longo destes 11 jogos, mas duma forma geral, a equipa tem sido muito empenhada em dignificar a camisola que veste, e isso enche-nos naturalmente de orgulho. Depois haverá sempre jogos em que as coisas correm como nós queremos e outros onde nem por isso, mas isso é futebol. Agora o empenho, a humildade, a solidariedade entre todos e uma grande alma têm de ser sempre características desta equipa.
Após o bom início de campeonato, sofreram cinco derrotas consecutivas. Estas derrotas vieram de alguma forma perturbar o ambiente ou atitude da equipa?
Parece-me importante referir que no inicio da época, os próprios jogadores estavam algo receosos, até pela muita inexperiência em campeonatos nacionais da maioria deles, e então entrámos no campeonato muito fortes em todos os pormenores do jogo, principalmente em termos de concentração e espírito de equipa. Isso levou-nos a vitórias nas três primeiras jornadas, muito bem conseguidas e merecidas, colocando-nos na frente do campeonato.Depois apareceram as derrotas, muito derivado ao facto de termos baixado essa nossa concentração e espírito de equipa dentro do jogo, sofrendo muitos golos esquisitos, fruto da mudança dessa mentalidade. Agora nos últimos 3 jogos voltámos a entrar no bom caminho, fazendo sete pontos e colocando-nos numa boa posição, mesmo em termos mentais, para atacar da melhor forma a 2ª volta.
Quais os objectivos para esta temporada?
Os nossos objectivos como equipa técnica (Marco Ferreira e Caló), passam por conseguir a manutenção da equipa na II Divisão Nacional.Queremos também deixar desta época uma base sólida, para que se possa começar o plantel júnior do próximo ano, sem tantos sobressaltos, como na presente época.Naturalmente só tem sentido este trabalho, se um dos principais objectivos for preparar os jogadores, para poderem integrar o plantel sénior do clube na próxima época.
Como vê a formação do Sp.Pombal?
Sinceramente no bom caminho.Com boas condições de trabalho,equipas técnicas com formação e ambição, boas gerações de atletas e uma direcção que mostrou já no terreno que o projecto é para assentar nos atletas da casa. Todos os pombalenses que gostam do clube, nos quais eu me insiro, podem estar optimistas quanto ao futuro.
Considera que há possiblidade alguns jogadores rumarem à formação principal?
Se não visse essa possibilidade, tinha dificuldade em encontrar um sentido para o trabalho que estamos a realizar. Penso que há atletas com qualidade para tal, há uma equipa técnica sénior e uma direcção com sensibilidade para a formação. Depois tudo depende muito dos próprios atletas, pois não é fácil lá chegar, embora muitos pensem que sim.Eles têm de saber que muitas vezes não chegam lá os mais talentosos, mas sim os mais empenhados e aqueles com mentalidade mais forte.
Ana Rita Gomes
In oderbie de 10 de Dezembro de 2009